Sobre o PRH46/UNIFEI

O capítulo PRH/ANP 46.1 veio de uma longa experiência abarcada com o capítulo PRH/ANP 16. Se por um lado o capítulo PRH/ANP 16 era bastante focado em exploração do petróleo, desde a sua extração até a sua distribuição, por outro, o capítulo PRH 46.1 é focado em  biocombustíveis e eficiência energética. Enquanto a eficiência energética fala da melhoria dos processos de utilização dos  combustíveis, seja através de medidas de simples implementação, como medidas educativas para a redução dos desperdícios, até a evolução tecnológica, com a melhoria do rendimento de máquinas, processos e equipamentos, o foco em biocombustíveis fala da utilização de uma tecnologia própria, de grande desenvolvimento nacional, com desdobramentos capazes de trazer destaque, autossuficiência e propriedade intelectual para o nosso país.

Cumpre destacar que o PRH/ANP 46.1 teve sua gênese no trabalho incansável do Prof. Jamil Haddad na elaboração de um primeiro projeto a ser submetido à FINEP e ANP, contando com auxílio luxuoso (como diria a velha música) de grandes parceiros de nossa universidade, além de contribuições significativas do Prof. Luiz Augusto Horta Nogueira e minhas, que viriam a ser Pesquisador Visitante e primeiro Coordenador do programa, respectivamente.

No contexto geral, com destaque à realidade nacional, os biocombustíveis se apresentam como alternativas significativas para as necessidades energéticas do país. Lembremo-nos que o país é rico em recursos agrários, sendo mundialmente reconhecido por isso. Daí surgem os mais diversos energéticos, tais como o etanol, metanol e o biodiesel, que podem ser obtidos da cana-de-açúcar, milho, dendê, e outros vegetais, além de obtenção de hidrogênio a partir da gaseificação de biomassa e a própria reforma do etanol.

Grandes trabalhos têm sido feitos pelos bolsistas do programa, sejam de graduação ou de pós-graduação, garantindo a formação de recursos humanos que realmente venham a impactar a indústria e a realidade Brasileira no que tange a biocombustíveis e à eficiência energética. Por outro lado, a UNIFEI, vem trabalhando incansavelmente para se destacar em todas as áreas de pesquisa em que atua. Neste momento, um dos investimentos mais importantes é a criação de um laboratório específico de hidrogênio, que visa promover o uso deste importante energético entre as mais diversas indústrias, o qual também pode ser obtido através do processamento de recursos vegetais.

Podemos concluir que estamos no caminho certo! Com muito trabalho e objetivo firme, continuamos a dar vida às célebres palavras de nosso fundador, Dr. Theodomiro Carneiro Santiago, que dizia “Revelemo-nos mais por atos do que por palavras, dignos de possuir este grande país”. Vamos em frente! O nosso destino é conquistar espaços pela excelência do fruto do nosso trabalho!

Equipe Gestora